A Teoria, a hipótese e a pseudociência.

Minha esposa gosta muuuuuito de ver seriados policiais, e apesar de ser um refém televisivo dela, não desgosto de assistir. Conclusão, acabo vendo todos e os reprises também (Faz parte do companheirismo matrimonial). Estas séries têm um leque de opções surpreendentemente variado, tendo umas que flertam com o terror total até as que mais parecem comédia pastelão. Mas em uma coisa todas são iguais!!

Sem excessão, os "detetives", "policiais", "militares", ou quaisquer outro título que os valham, sempre têm uma "TEORIA" para explicar a "cena" de um crime.

Mas o que é uma TEORIA?

Segundo o Dicionário Michaelis que minha filha usa na escola, TEORIA é:

1 - Princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência.

2 - Sistema ou doutrina que trata desses princípios.

3 - Conhecimento que se limita à exposição, sem passar a ação, sendo, portanto, o contrário de prática.

4 - Conjectura, hipótese.

Como professor de Biologia e, por consequência, um docente das Ciências, não poderia estar em maior desacordo.

Diria que a definição dada pelo dicionário, e compartilhada pela maioria de seus pares e o senso comum, é de um desserviço gigantesco para as Ciências e para o entendimento do funcionamento atual do meio científico.

Primeiramente, TEORIA e Hipótese não são sinônimos!!!

Essa deveria ser uma noção básica, mas como diferenciar algo que aprendemos como sendo a mesma coisa desde nossos primeiros anos de vida social e, pasmem, escolares.

Vou começar falando um pouco sobre a "Hipótese", que é uma das bases do método científico. Desde os primórdios da ciência, obviamente não instrumentalizado no início, a Hipótese tinha a sua importância como força motriz do pensamento científico.

Hipótese é uma palavra derivada do grego antigo "ὑπόθεσις" e é composto pela junção do termo Hypo, que significa "sob"; "abaixo de", e o termo Thésis, que significa "posição", "ideia", "proposição intelectual".

Portanto, uma Hipótese é apenas uma ideia baseada nos conhecimentos prévios de um indivíduo. Uma Hipótese, em termos científicos, não tem por finalidade ser a resposta última sobre uma dúvida, a qual é a mãe de todas as Ciências.

O objetivo por trás da Hipótese é ter uma ideia norteadora para pesquisas futuras (teste da hipótese), e nada além disto. Você nunca vai ouvir um físico ou um biólogo dizendo que usou "tal Hipótese" para explicar um fenômeno, mas você vai se deparar com muitos deles se utilizando de TEORIAS que explicam um fato.

Sendo assim, as Hipóteses, apesar de sua importância, nada têm a ver, pelo menos não diretamente, com as TEORIAS. Muitos professores explicam que Hipóteses testadas geram TEORIAS. Isso também não é correto. TEORIAS são propostas complexas, normalmente, fruto da junção de muitos estudos diferentes. Portanto, TEORIAS, via de regra, são construídas a partir de muitas Hipóteses testadas. 

Perceba a diferença entre o explicado agora e as definições dadas pelo dicionário da minha filha. TEORIAS, no mundo contemporâneo, não são "Princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência", tão pouco são "Sistema ou doutrina que trata desses princípios". 

Qualquer Ciência é muito maior que suas próprias TEORIAS, as quais muitas vezes são posteriormente negadas sem que haja descrédito para a Ciência mãe. Porém, isto também não quer dizer que TEORIAS são apenas Hipóteses robustas, pois as TEORIAS são muito mais e cada vez mais e mais, conforme o conhecimento humano evolui.

As TEORIAS surgem do trabalho árduo de pesquisadores e suas contribuições para a comunidade científica. Os trabalhos produzidos são apresentados à comunidade científica e são criteriosamente analisados. Desta forma, atualmente reunimos o que há de melhor do empirismo e do racionalismo para extrair conhecimentos científicos confiáveis, testáveis e replicáveis.

Não é todo dia que se aceitam TEORIAS. Realmente é muito raro o aparecimento de novas TEORIAS e quando surgem, são fruto do trabalho de uma comunidade científica. Uma TEORIA pode ser apresentada em um artigo, mas tem dezenas, quem sabe centenas, de outros artigos para embasar esta nova ideia. O crédito pode ser dado a um pesquisador ou dois, mas a TEORIA em si nunca é fruto de apenas uma pesquisa. Pode inclusive acontecer de não se ter condições empíricas para testar a validade de alguns pontos de uma TEORIA, mas o tempo, assim como aconteceu com as ondas gravitacionais de Einstein, permitirá o teste e a comprovação é uma questão de tempo.

Voltando ao dicionário da minha filha; "Conhecimento que se limita à exposição, sem passar a ação, sendo, portanto, o contrário de prática". Sério!!!! Ainda não superamos esta ideia tão preconceituosa. Por tudo que explanei até então, deve ter ficado claro que uma TEORIA não é só um "conhecimento do mundo imaginário", a TEORIA nasce da ação intelectiva e empírica de muitos pesquisadores e, portanto, não só tem a ver com a ação, mas também é fruto da ação.

Tá, e onde entra a pseudociência que tem lá no título!!

Nestas simples ideia:

TER UMA PROFISSÃO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA (MÉDICO, BIÓLOGO, FÍSICO, QUÍMICO, ETC...) NÃO FAZ DO PROFISSIONAL UM PESQUISADOR (MUITO MENOS UM CIENTISTA)

SEMPRE DUVIDE DAS PESSOAS QUE SE AUTO INTITULAM CIENTISTAS!!

NÃO DÊ CRÉDITO A OPINIÃO DE UM ÚNICO PESQUISADOR. ESPERE PARA VER!!

ENTRE A OPINIÃO DE UM GRUPO E DE UMA COMUNIDADE, SEMPRE ESCOLHA O MAIOR E COM MELHOR MÉTODO (PROCURE CONHECER O MÉTODO UTILIZADO).

CIÊNCIA É FEITA DE CONSENSOS, NÃO DE DOGMAS!!

SE O QUE FOI EXPRESSO NÃO É REPLICÁVEL, NÃO É CIENTÍFICO!!

SE TROUXE RESULTADO SEM MOSTRAR COMO, NÃO É CIENTÍFICO!!

SE DIZ "CIENTIFICAMENTE COMPROVADO" SEM FONTE, NÃO É CIENTÍFICO!!

SE "É CIENTIFICAMENTE COMPROVADO" POR APENAS UM ARTIGO, NÃO É CIENTÍFICO!!

NUNCA ACREDITE EM UMA SOLUÇÃO SIMPLES PARA UM PROBLEMA COMPLEXO (EMAGRECER É UM PROBLEMA COMPLEXO, DESCULPEM).

NUNCA ACREDITE EM SOLUÇÕES RÁPIDAS, SÓ O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO.

CUIDADO COM ACHISMOS. HIPÓTESE NÃO É TEORIA!!

PARA A CIÊNCIA NÃO EXISTE OPINIÃO PESSOAL, APENAS OS CONSENSOS CIENTÍFICOS.

SOMENTE AS PESSOAS QUE SE APOIAM EM MUITAS FONTES, QUE SEJAM ABRANGENTES E CONFIÁVEIS, ALÉM DE PESQUISAR MUITO, MERECEM SER CHAMADOS DE CIENTISTAS (CONHEÇO POUCOS).

CONFIÁVEL NÃO É AMIGÁVEL OU BEM VISTO PELA SUA COMUNIDADE.

A CIÊNCIA É UM BEM DA HUMANIDADE.

 

Então, para finalizar,

Pessoal que escreve enredo de série policial, 

NINGUÉM PODE TER UMA TEORIA SOBRE UM CRIME!!! ELES TÊM HIPÓTESES!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?