E aí Zaorzinho? Cadê seus ideais?

Acabei de passar uma situação um tanto inusitada. Um adolescente estava discutindo com um homem pois teria visto um piá entrar no ônibus sem pagar e portando um canivete. Eu estava de fone de ouvido e lendo. Num primeiro momento não entendi o que estava acontecendo. Quando desliguei a música o menino aos berros falou para o homem: - Se eu não fizer a coisa correta quem vai fazer? Ele está te roubando, me roubando, roubando ele, ela e ela!! Eu pago o transporte público. Eu tenho direito de reclamar!!!
Só depois me dei conta que o adolescente foi reclamar para o piá, por ele ter entrado sem pagar, e o homem tomou as dores do piá. A verdade era que o homem estava tentando intimidar o adolescente dizendo que ele não tinha nada que se meter na vida dos outros. O adolescente, com uma personalidade enorme, não se intimidou e, para encurtar a história, o homem desceu no outro tubo com o moleque.
Estou contando isto pois estou me autoflagelando por não ter ajudado o adolescente. Achei a atitude dele muito legal e a minha péssima. Já tive rompantes como este e fiquei muito indignado por ninguém me ajudar por fazer o algo correto. Este menino correu um risco por convicção de que estava fazendo o correto. Não tem nada mais nobre que isto. Quando que a gente perde este fogo, esta paixão?
Após o acontecido fui conversar com o menino e disse a ele que sua atitude não estava errada, mas que tomasse cuidado para não correr riscos. Ele saiu me agradecendo pela força e disse que foi bom saber que ele não era o único indignado.
Sinceramente, olha o que eu disse para ele?!? Como assim “cuidado para não correr riscos?!?!?”. Estou me sentindo um hipócrita!! Quem me conhece sabe que sou o primeiro a falar, doa a quem doer, sobre as coisas que acho errado. Onde está o Zaôr idealista!!!
Até hoje eu só me arrependo de atitudes erradas, mas não de defender o que acredito. Percebem a diferença? Não quero que o ideal de correção e justiça que sempre tive morra. Manter a chama acesa é difícil, mas o que esperar do futuro se “homens” como o citado acima estão de prontidão para defender o que não é correto?
É...a vida continua... erga a cabeça e melhore sua atitude.

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?