Carnaval, o poder da mídia e a unidade nacional

Eu me lembro do pai falando que o carnaval era algo tão festejado na época que ele era jovem em relação a hoje. Na verdade o correto é falar que o modo que era festejado era diferente. Eles iam em bailes de carnaval e tudo era extremamente mais organizado e elitizado (não que fosse melhor).

Olhando como o carnaval é esperado hoje, fica claro que as pessoas, mesmo aqui no sul, festejam fortemente esse evento. Acho que a mídia tem uma participação importante para a popularização desta data. A transmissão dos desfiles das escolas de samba, dos trios elétricos, dos bailes e outros festejos populares, criou um turismo interno intenso, tanto de pessoas que querem cair na folia quanto de pessoas que querem fugir do agito.

Para muitos o carnaval é visto como uma de festa que só serve para tirar as atenções do povo do que realmente importa. Uma forma de "pão e circo" moderno.

Eu descordo.

Sei que, realmente, muitas pessoas vivem só para o carnaval e esquecem que vivemos num país de pobres e ladrões, infelizmente. Também sei que essas festas tiram o foco de assuntos importantes. Mas também sei que esta festa une o Brasil como poucas coisas conseguem unir.

Se você prestar bem atenção, vivemos num país com regiões muito diferentes umas das outras. Comparando; o norte com suas festas locais, um clima extremamente quente e úmido, distâncias homéricas entre as cidades e locais desconhecidos, com o sul com influencia forte da Europa, com um clima muito variável (inverno que pode fazer muito frio e verão que pode fazer muito calor), quase todo desbravado e conhecido; percebe-se como o Brasil é formado de partes diferentes.

Essa é nossa maior riqueza. Isso faz do Brasil algo único. Não só pela diversidade mas também pela capacidade que temos de convivermos e até sentirmos orgulho de realidades diversas que muitas vezes não é a nossa.

Pare para pensar... Futebol e Carnaval... Podemos colocar a culpa de todos os problemas do Brasil aí? O fato do povo brasileiro adorar futebol e carnaval é realmente o problema?

Pois é, não é fácil demais colocar a culpa em dois eventos tão banais ou em pessoas que não tiveram educação familiar e formal (infelizmente a maioria do nosso povo) para justificar uma realidade que a própria elite do país mantém?

Será que não está na hora de fazermos uma mudança de cima para baixo. Chega desta elite burra que só reclama e não faz nada para mudar. Chega de nos separarmos, de sermos preconceituosos e desrespeitosos por valores elitistas.

Quando nos respeitarmos e nos unirmos como um só povo é que iremos fazer deste país o maior que o mundo já viu. Eu REALMENTE ACREDITO NISTO.

P.S. O carnaval para mim funciona assim: "Dou um boi para não entrar e um boiada para não sair"!! Este ano vou ficar com o meu boizinho. rsrs

P.S.2. Entenda que, provavelmente, todos NÓS fazemos parte da elite burra!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?