Ser humano - Ser Humano

Em qualquer conversa informal é comum que as pessoas comentem sobre doenças, guerras, violência, corrupção e outras desgraças do, pasmem, cotidiano de um Ser humano.

Mas afinal, o que é um Ser humano.

Como biólogo que sou, a primeira definição é: 

Taxon
Ser Humano
Subphylum ou subdivisão
Subclasse
Subordem
Subfamília
Sub-espécie
Homo sapiens sapiens

Mas será que é só isto?

Muitas pessoas acham que sim, o que para mim, justifica os acontecimentos que impulsionam as conversas citada anteriormente. Não só isto. Se interiorizarmos isto, justificaríamos qualquer atitude que nos beneficie, mesmo a revelia do próximo.

Eu gostaria muito que o Homo sapiens me mostrasse que estas pessoas estão erradas. O problema é que quanto mais eu vivo mais percebo que a ciência está certa e nós não passamos de mais um animal; o animal classificado acima.

Isto por si só não é pejorativo. Ao contrário de muitos, não tenho nenhum problema em assumir que o Homo sapiens é apenas mais uma espécie da árvore da vida e não a obra final da Deus.

O que não me entra na cabeça é como pode o Homo sapiens ter um cérebro tão gigantesco, com uma complexidade sem parâmetro na natureza, e ainda pensar como qualquer outro animal. Isto mesmo, pensar como qualquer outro animal. Tenho a ideia que a capacidade de pensar é algo natural do processo evolutivo, ou seja, não é exclusividade do Homo sapiens, o que muda é a magnitude dos pensamentos.

Magnitude dos pensamentos...

É isto que me complica. Como pode um ser vivo com a capacidade de pensar extremamente alta, capaz de raciocínios lógicos muito além do esperado, se considerarmos a média dos outros animais, pode permitir que sua própria espécie sofra tanto. 

Apenas 700 milhões de pessoas foram retiradas da pobreza extrema entre os anos de 1990 e 2010. Devido à crise mundial financeira de 2008, atualmente aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas continuam sobrevivendo com menos de 2 dólares por dia.  (Fonte: http://www.onu.org.br/em-dia-mundial-onu-declara-erradicacao-da-pobreza-como-uma-obrigacao-fundamental/. acesso: 22/10/2014).

Eu penso que existe tanta riqueza no mundo e nós temos uma grande dificuldade de distribuí-lo igualmente. Mas por que isto acontece? Por que conseguimos viver com a consciência tranquila enquanto 1/3 de nossa espécie passa fome, morre de doenças facilmente tratáveis e estão a margem de qualquer forma de cultura ou algo parecido com o que denominamos de civilização? Afinal, o que é ser civilizado?

Cada vez mais percebo que a nossa capacidade cerebral, nosso intelecto, aquilo que nos diferencia dos outros animais, só serve para nos cegar e, em uma looping mental ignorar qualquer tipo de empatia por nossa espécie, justificar nossas atitudes que, em longo prazo mantém as diferenças sociais, culturais e econômicas.

Se olhamos os grandes bilionários e achamos eles fúteis; se olhamos os grandes empresários e achamos eles mesquinhos; se olhamos os políticos e achamos eles aproveitadores; devemos olhas para nós mesmos, sem filtro, sem censura, e vamos perceber eles em nós mesmo.

Afinal o Ser humano nada mais é que o velho Homo sapiens sapiens, e estamos muito longe de ter a empatia necessária para sermos Seres HUMANOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?