A DITADURA, O MEDO E A VOLTA DA DITADURA

Estou assustado e com medo

Tenho discutido muito sobre política e outros temas polêmicos através do Facebook. Tenho sido muito xingado por uns e parabenizado por outros. O normal levando em consideração a incapacidade das pessoas perceberem que orientações diferentes não significa inimizade e muito menos ódio pelo diferente, são apenas pontos de vista.

Agora, o que mais me preocupou dentro destas discussões foi a incapacidade que os mais jovens têm perceber o momento histórico e comparar com o nosso passado de instabilidade política da década de 60 seguida de uma ditadura que destruiu a economia brasileira e, que na sequência foi “substituída” por uma elite burra que, se conseguiu estabilizar a economia brasileira, foi incapaz de diminuir as diferenças sociais de nossa nação.

Hoje temos um governo também incompetente. Incompetente na gestão de pessoas e, como todos os outros governos que o Brasil já teve, corrupto.

Não consigo comparar o Brasil de hoje com o Brasil das décadas de 60, 70 e 80. Como tudo neste país, as coisas acabam dando certo mesmo que seja por uma conjuntura de atos cheios de falhas.

O Brasil hoje é muito melhor que o Brasil de minha infância e adolescência. Se por um lado a economia foi estabilizada à revelia do social, por outro o social está sendo assistido apesar de nossa elite estar se descabelando por causa de nossa economia, a qual diga-se de passagem não está tão ruim quanto se prega.

O que me assusta mesmo é a incapacidade que a nossa sociedade tem de mudar. Eleição após eleição os mesmos políticos são eleitos e se não forem os mesmos são os descendentes destes.

Em uma destas discussões via Facebook, um dos comentários falava que “com a instabilidade que o país passa é melhor não arriscar elegendo alguém que não sabemos o que vai fazer”.

Peraí!!!

Então é melhor continuar comendo a mesma ração e viver no mesmo chiqueiro do que tentar uma alimentação e moradia melhor?

Então é melhor estabilizar o que é ruim em vez de correr o risco de melhorar?

Para os mais jovens fica umas dicas:

·        Instabilidade o Brasil vivia nas décadas de 60, 70 e 80;
·        Ler Veja, Isto é, Folha e Estadão é importante mas com uma visão bem crítica pois esta imprensa é completamente tendenciosa;
·        Não acredite no que quer acreditar, seja cético o suficiente para racionalizar todas as informações, mesmo que sejam contra seus princípios.
·        Quem não arrisca não petisca;
·        ESTUDEM HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA!!!

P.S. A democracia é o exercício da tolerância. CUIDADO com pessoas que querem impor seu ponto de vista e acha que os demais estão ERRADOS, esses são possíveis DITADORES. CUIDADO com pessoas extremamente medrosas, estas preferem a estabilidade sem liberdade à liberdade com riscos.
RISCO não significa que as coisas não darão certo no final. LUTE, pois se não está certo é por que ainda não chegou ao fim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?