Vestibular de novo

O que vou colocar aqui hoje é de inteira responsabilidade minha e, por isso, passível de críticas diretas. Se tiverem alguma crítica, façam a vontade.

Sou um defensor do modelo ENEM. Também fico indignado com os furos e outros problemas que ocorreram no decorrer dos anos mas, num país onde a maioria das pessoas não tem condições financeiras de levar uma vida digna, não é justo que se mantenha uma máquina de fazer dinheiro como é o vestibular.

Qualquer professor sabe que provas devem ser usadas como um processo diagnóstico e não avaliativo. Isso quer dizer o que? Não adianta a gente achar que um vestibular é melhor que outro. A questão é que vão passar no vestibular aqueles que estiverem melhor preparados (tecnicamente e psicologicamente) para aquele vestibular.

Como professor, já vi alunos, supostamente, melhores não passarem em vestibulares, supostamente, de melhor qualidade. Também já vi alunos ditos fracos passarem em vestibulares dos quais, supostamente, não seriam capazes de fazê-lo. São exceções? Lógico que são!! Agora...como eu, sendo professor que, deve esperar que todos os alunos tenham exito, pode dizer para algum aluno que ele não vai passar nos vestibulares se tiver notas baixas ou, garantir para um bom aluno que ele vai passar em todos os vestibulares que tentar?

A verdade é que NÃO POSSO!!!

Como professor, tenho que acreditar no potencial de todos os meus alunos. Tenho que trabalhar mais forte com os alunos que tenham maior dificuldade para extrair o melhor de seu potencial. Tenho que manter um incentivo contínuo aos alunos que resolvem seus problemas acadêmicos sem necessitar da pessoa do professor.

E quanto ao ENEM? É estritamente técnico. Mais vale um único processo de seleção com custo baixo do que vários com custo alto. O ENEM tem problema? É lógico!! Vamos trabalhar e exigir que o governo faça a sua parte.

E não se esqueçam!! VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?