Futebol e Formula 1

Se existe algo que nos mostra, quase diariamente, como a nossa sociedade funciona, sem dúvida nenhuma, é o futebol e a fórmula 1.

O futebol é o esporte das massas. É o novo pão e circo. Milhões de pessoas gastam seus pobres dinheirinhos para ver um bando de marmanjo correndo atrás de uma bola com o objetivo de acertas o gol. O mais interessante é que sofrem com seus times de uma forma como se isso fosse a coisa mais importante do mundo. As vezes acho que o futebol realmente é a coisa mais importante do mundo. O futebol é universal. Todo o mundo, sabendo ou não jogar, se interessa em pelo menos um momento, com o futebol.

Não esqueço de uma cena da copa de 1998 em que na Índia, é na Índia, vestiram um elefante com a camisa 9 do Ronaldo Fenômeno (talvez fosse um presságio do que iria acontecer com o Ronaldo). Alguns dados do futebol impressionam. Nas olimpíadas, quase metade do que é arrecadado com transmissões é arrecadado com a disputa do futebol. É um esporte contra a rapa e ganha de lavada!!!

A realidade é que o futebol é uma grande máquina que sempre está de mãos dadas com a corrupção, paga salários astronômicos para pessoas que, na maioria dos casos, não sabe nem escrever direito e sempre está bonito na foto para a opinião pública. Os escândalos do futebol são tão passageiros quanto quanto os escândalos políticos. Basta uma contratação nova do time X para se esquecer que houve um arranjo de resultados para a vitória de Y.

Trocando em miúdos. O futebol é utilizado por poucos que tem muito dinheiro para desviar a atenção de muitos que tem pouco dinheiro de assuntos importantes como a política de seu país.

A fórmula 1 já é diferente. É um esporte de elite. Pouquíssimas pessoas no mundo chegam a pilotar um carro de fórmula 1 (crème de la crème). Tudo na fórmula 1 é grandioso. Os carros são o máximo em em tecnologia automotiva, os salários são exorbitantes e a corrupção deixaria o P.C. Farias com vergonha.

Considero a fórmula 1 o espelho da classe A. Muito dinheiro e pouca ética. E o pior não é isso!! Enquanto os milionários brincam com seus brinquedos na pista, tem milhões de pobre malditos que ficam assistindo a tudo e sonhando com a impossibilidade de viver a vida como piloto de fórmula 1.

...

...

Mais por que tanto rancor?

Isso tudo são só constatações.

Agora deixa eu entrar na "bobo.com" para ver quando meu time joga e se, finalmente, o Rubinho vai se aposentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Greve, cidadania, respeito e responsabilidade

A vida é feita de opções!!!

Culpados: povo ou políticos?